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Chamada ao Discipulado

O TEXTO

Mateus 4:18-22

(leia também Lucas 5:1-11; Mateus 9:36–10:1)

RELER

O texto de Mateus 4:18-22 apresenta-nos a Vocação dos quatro primeiros Discípulos. Em alternativa ao seu trabalho quotidiano surge um novo desafio. Ao invés de pescar peixes, são chamados a ser pescadores de homens. Este novo desafio é apresentado por Jesus.

Em Mateus 9:36 e 10:1 encontramos a contrapartida da Chamada. Jesus vê a multidão que está “como ovelhas sem pastor”. Estas duas realidades são apresentadas nestes textos. De um lado, a Chamada à Missão; de outro, a necessidade de pessoas para realizar esta Missão. De um lado o envio, de outro, a necessidade!

COMPREENDER

É importante perceber o lugar em que se encontram estes dois textos do Evangelho de Mateus. O primeiro prepara os leitores para o Sermão do Monte. À Chamada para o Discipulado seguem-se as orientações do que é ser um verdadeiro Discípulo. O segundo texto é uma introdução ao Ensino sobre as dificuldades e as características da Missão. O elo comum entre estes dois textos é o da Chamada ao Discipulado que exige compromisso. Este compromisso manifesta-se como um compromisso com o Reino de Deus e a sua Justiça, apresentada no Sermão do Monte. É também um compromisso com a Missão, os seus desafios e as suas dificuldades.

Este compromisso requer opções radicais e nem mesmo a família pode ser mais importante que a Missão. Neste contexto, a prática de vida dos cristãos não pode seguir o modelo de outros grupos, que apresentam outras soluções para os compromissos da vida. Por isso, os Discípulos devem fazer com que a sua Justiça exceda a dos fariseus e publicanos. Uma pergunta poderia ajudar-nos a entender o significado deste texto para as comunidades cristãs no primeiro século: – o que significava este texto para a comunidade de Mateus?

A comunidade de Mateus viveu fora da Judeia após a destruição do Templo de Jerusalém, no ano 70. Com a destruição do Templo, os fariseus reorganizaram o Judaísmo, tornando-o extremamente rigoroso no que diz respeito às leis e práticas farisaicas, ameaçando de expulsão todos aqueles que não seguissem as suas normas. Com isso, a comunidade – que já não tinha pátria, – viu-se ameaçada de perder também a sua identidade cultural devido à sua Fé em Cristo.

Os textos levaram àquela comunidade um desafio. Os seus próprios irmãos (judeus) esforçavam-se por vê-los renegar a Cristo. Em qualquer momento, o compromisso da Fé que o Cristianismo coloca é radical. Nenhuma pessoa, instituição ou qualquer outra coisa pode ser colocada acima dos compromissos que o Reino coloca.

CONTEXTUALIZAR

Vivemos num período em que os conceitos de Missão, Discipulado e compromisso com o Reino já não despertam tanta paixão. Muitas vezes, os olhos estão como que turvados para descortinar a Seara, que é grande em comparação com o número de trabalhadores. Perante este quadro torna-se fundamental resgatar as lições que estes textos trazem.

A Chamada ao Discipulado, o compromisso com o Reino, as mudanças radicais no modo de vida que este compromisso coloca, constituem-se como alicerce da vida cristã.

Com isso, somos levados a questionar a nossa prática de vida nas igrejas, no lar e em todos os momentos do nosso viver. Do mesmo modo, somos desafiados a analisar tudo o que se opõe à nossa Fé, levando-nos a negar a Cristo.

REFLETIR

O que é que os textos bíblicos me dizem?

Estou eu disposto a deixar tudo para seguir a Cristo?

Será que a minha vida e o meu testemunho honram aquele que me chama para o seguir?

Estudos
  • Orar com o Salmos - Conclusão
  • Orar com os Salmos - Deus, o nosso refúgio e a nossa força
  • Orar com os Salmos - Oremos pela Paz e pela Justiça
  • Orar com os Salmos - Orar pela cidade
  • Orar com os Salmos: Em ti estamos unidos, apesar de tudo
  • Orar com os Salmos - Das profundezas eu clamo a ti
  • Orar com os Salmos - Lembra-te do teu povo!
  • Orar com os Salmos - Quero louvar o Criador!
  • Vale sombrio do luto
  • Orar com os Salmos - Tu conheces-me como mais ninguém
  • Ver Todos

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