O globo representa o mundo, a universalidade e foco da missão da Igreja, a qual acontece no mundo (O mundo é a minha paróquia), motivada pelo amor às pessoas que nele habitam (João 3: 16).
A cor vermelha representa a vivacidade e a importância do Espírito Santo na vida e missão da Igreja, desde o Pentecostes, e no início do movimento metodista, marcado pela experiência do coração estranhamente aquecido do Rev. John Wesley.
A cruz, sobre o globo, representa a obra redentora de Cristo, anunciada a todos os povos, no cumprimento da grande comissão (Mateus 28: 19-20).
A cor branca celebra a glória do Salvador ressurrecto. Não existe uma delimitação da cruz, assim como não há limites para a graça de Deus. Celebra também a santidade, enquanto padrão e modelo de vida e conduta do crente.
O véu rasgado pela cruz, simboliza a mudança de paradigma do antigo sacerdócio judaico para o sacerdócio universal de todos os crentes, onde Cristo é o Sumo Sacerdote e único mediador, expresso no metodismo através do envolvimento de todos na vida e missão da Igreja.
A proximidade ao logótipo da Igreja Metodista Inglesa é intencional. Tem como objetivo afirmar os laços históricos, reconhecer que a Igreja Metodista em Portugal nasceu nos meados do século dezanove, a partir da obra missionária realizada por metodistas ingleses que viveram e trabalharam em Portugal.